Dicas - mais dicas para Excel

Limite para a área de deslocamento

As planilhas produzidas pelo Excel dispõem de um número elevado de linhas e colunas: 65.536 e 256, respectivamente. Em certas situações é interessante limitar a área de deslocamento de tal forma que só se possa visualizar uma determinada categoria de linhas e colunas na planilha. Pense que, desta maneira, seria possível impedir o acesso a certas zonas da planilha ou simplesmente tornar mais cômoda a tarefa de selecionar células. Para limitar o deslocamento, é preciso modificar uma propriedade da planilha seguindo os mesmos passos que vimos na dica anterior. Localize a propriedade ScrollArea da planilha em questão no Microsoft Visual Basic e designe como seu valor, por e x e m p l o , $ A $ 1 : $ J $ 3 3 . Com isto, você conseguirá que não seja possível acessar além da coluna J e da linha 33. Lembre-se de que, conforme o truque anterior, você pode proteger com uma senha as modificações realizadas.

Como selecionar células rapidamente

Em planilhas com grande número de dados pode ser difícil distinguir as células com valores calculados mediante fórmulas daquelas com dados introduzidos manualmente (constantes). Isto pode ser feito selecionando Editar/Ir para. Na janela seguinte, clique em Especial e selecione a opção apropriada, por exemplo, Fórmulas ou Constantes. Com a ajuda deste sistema é simples também localizar as células que contêm um formato condicional ou que têm aplicada uma validação. Esta funcionalidade também incorpora opções relacionadas com a auditoria de fórmulas. Por exemplo, se uma fórmula trabalha com dez células e pretende-se selecioná-las rapidamente, é possível partir da célula da fórmula e escolher a opção Precedentes na caixa Ir para especial. De forma inversa, partindo de uma célula de uma constante é possível selecionar as fórmulas que a utilizam escolhendo a opção Dependentes.

Valide dados a partir de uma lista

Uma das opções mais interessantes do Excel é validar uma célula de acordo com o conteúdo de uma lista de informações. Suponha que seja necessário introduzir o nome de uma cidade e você deseja ter certeza de que a informação será escrita corretamente:

1. Inclua os nomes das cidades em células adjacentes dentro da mesma planilha na qual se realizará a validação.

2. Selecione a célula onde digitará o nome do lugar e clique em Dados/Validação.

3. No campo Permitir, selecione Lista e em seguida clique no campo Fonte. Selecione as células da lista de cidades e clique OK.
Caso a lista de dados para a validação não esteja na mesma planilha ou no mesmo arquivo, o Excel não permitirá selecioná-la diretamente. A solução então será utilizar a função Indireto. Por exemplo, se as localidades estão nas células A3:A52 da planilha Dados, então na caixa de texto Fonte do critério de validação digitaríamos =INDIRETO("Dados!$A$3:$A$52"). Leve em consideração que se o nome da planilha contém algum espaço em branco, por exemplo, Dados cidades, é preciso fazer referência a ela colocando entre aspas simples: =INDIRETO("'Dados cidades'!$A$3:$A$52").

Para fazer referências a listas de dados em outro arquivo do Excel, pode-se utilizar o sistema anterior incluindo o nome do arquivo: =INDIRETO("[Lista de cidades.xls]Dados!$A$3:$A$52"). Neste caso, o arquivo com a lista dos dados deve estar aberto para a validação funcionar.

Como selecionar células rapidamente

Em planilhas com grande número de dados pode ser difícil distinguir as células com valores calculados mediante fórmulas daquelas com dados introduzidos manualmente (constantes). Isto pode ser feito selecionando Editar/Ir para. Na janela seguinte, clique em Especial e selecione a opção apropriada, por exemplo, Fórmulas ou Constantes. Com a ajuda deste sistema é simples também localizar as células que contêm um formato condicional ou que têm aplicada uma validação. Esta funcionalidade também incorpora opções relacionadas com a auditoria de fórmulas. Por exemplo, se uma fórmula trabalha com dez células e pretende-se selecioná-las rapidamente, é possível partir da célula da fórmula e escolher a opção Precedentes na caixa Ir para especial. De forma inversa, partindo de uma célula de uma constante é possível selecionar as fórmulas que a utilizam escolhendo a opção Dependentes.

Fórmulas protegidas

Para evitar que uma célula com fórmula se modifique ou seja reescrita acidentalmente, vale utilizar uma regra de validação, evitando a necessidade de proteger toda a folha de cálculo. Vejamos como:

1. Selecione todas as células com fórmulas da planilha pelo método explicado no item anterior. Lembre-se de que você pode especificar qual tipo de fórmula deseja (números, texto, etc).

2. Clique em Dados/Validação.

3. No campo Permitir do painel Critério de validação, selecione Personalizado e, no campo Fórmula abaixo, digite ="". Clique em OK.
Se você tentar modificar a célula verá que não é possível, embora este sistema não seja útil para evitar que a célula seja apagada. Para desligar a proteção, volte à caixa de diálogo Validação de dados e escolha a opção Qualquer valor no campo Permitir.

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