Mais dicas

Esconda a planilha

É possível ocultar uma planilha do Excel para evitar que dados utilizados por outras planilhas do mesmo arquivo sejam vistos ou modificados por determinadas pessoas. Para isso, clique em Formatar/Planilha/Ocultar. As planilhas ocultas, entretanto, podem se tornar novamente visíveis se o usuário fizer o caminho inverso, ou seja, Formatar/Planilha/Reexibir. É possível ainda impedir a modificação de toda a planilha ou parte dela pelo comando Proteger, no menu Ferramentas, mas esta função, embora possa ocultar a visualização de fórmulas, continua mostrando o conteúdo da planilha. O truque para ocultar uma planilha inteira e impedir que alguém possa exibi-la novamente é mudar a propriedade Visible do objeto WorkSheet (planilha), no Microsoft Visual Basic embutido no Excel. Vejamos como:

1. Tecle ALT + F11 para acessar o Microsoft Visual Basic.

2. Na janela Projetos – se estiver oculta, tecla CTRL + R para exibi-la – localize o nome do trabalho correspondente ao seu livro, por exemplo, VBAProject (fluxo.xls) e clique no nome da planilha que quer ocultar.

3. Na janela Propriedades – aperte F4 se estiver oculta – localize a propriedade Visible e modifique seu valor escolhendo a opção 2 – xlSheetVeryHidden. Não se preocupe se, ao selecionar este valor, a propriedade continuar mostrando o valor xlSheetVisible.

Antes de fechar o Visual Basic, é aconselhável proteger estas modificações com uma senha, impedindo assim a modificação não autorizada da propriedade Visible. Para isso, você só precisa acessar o menu Ferramentas/Propriedades de VBAProject e, na aba Proteção, escolher a opção Bloquear projeto para exibição. Em seguida, digite uma senha duas vezes na caixa Senha para exibir propriedades do projeto e clique OK. Protegido o projeto, saia do editor teclando ALT + Q e salve as modificações na pasta de trabalho do Excel. Obviamente, para voltar a ver a planilha oculta você terá de voltar ao editor de Visual Basic e designar o valor xlSheetVisible para a propriedade Visible da planilha.

0 comentários: